quarta-feira, 27 de maio de 2015

NOSTALGIA - A extinção dos games cooperativos

     Lembra quando você jogava com um irmão ou um amigo? Quando passavam a tarde toda em frente ao vídeo-game tentando zerar algum game que normalmente não tinha save? Pois é, essa realidade está quase desaparecendo, e isso é triste =(.



     Antes da internet, tínhamos duas formas de jogar vídeo games: sozinhos ou com um amigo e para a segunda opção nem era necessário que o jogo fosse para dois jogadores. Os jogos antigos permitiam a velha prática do "perdeu passa o controle" ou "uma fase de cada". Claro que alguns jogos atuais ainda permitem esse tipo de partilha, mas hoje em dia, com jogos que mais parecem filmes, a definição de fase é bem subjetiva (onde temos fases, capítulos, missões, atos, etc).

GEARS OF WAR - "AJUDA AQUI FDP"

     Mas o lance é que sempre curtimos aqueles jogos em que podíamos jogar com alguém ao mesmo tempo. Jogos como Sunset Riders, Final Fight, Goof Troop, Bomberman, Metal Slug e muitos outros. Esse tipo de jogo, onde precisávamos de alguém para nos auxiliar no zeramento eram irados e infelizmente estão desaparecendo.

MICKEY E DONALD: MAGICAL ADVENTURE 3 - "Cara, vai devagar. A tela vai me engolir"

     A maioria dos jogos atuais são voltados para o singleplayer ou multiplayer online apenas, deixando a experiência de cooperação entre amigos em um mesmo vídeo game quase extintas. Jogos assim ainda existem mas estão cada vez mais raros. Temos um Little Big Planet aqui, um Resident Evil ali, um Castle Crashers acolá, onde podemos jogar com alguém do início ao fim do jogo. Claro que ainda existem os jogos de multiplayer competitivo (games de luta, tiro e esportes em sua maioria) mas os cooperativos estão sumindo.

METAL SLUG - "Hei. Eu queria pegar o camelo"

     Sei que em nossa sociedade atual a interação pela internet é algo comum, mas ela não deveria substituir o contato social tradicional. A industria de jogos investe pesado em servidores que suportam milhões de conexões ao mesmo tempo, mas não se importam em criar um modo para a cooperação tradicional. Jogos com essa proposta ainda chamam atenção do público (é só ver na internet o tanto de fóruns sobre o assunto) mas infelizmente foram deixados de lado pelas empresas.

FEAR 3 - "CARAI. VOCÊ TAMBÉM VIU AQUILO?"

     Posso estar sendo apenas um velho reclamão levantando essa questão, mas é algo que muitas pessoas sentem falta. Esse público perde, assim como as empresas, que perdem a oportunidade de criar jogos incríveis com esse modo (imaginem The Last of Us, com um modo coop onde um controla Joel e outro a Ellie? Acho que séria bem foda). Hoje dou prioridade para a compra de jogos que me ofereçam o tradicional multiplayer cooperativo, pois não há nada mais legal do que compartilhar momentos com alguém, fazendo algo que se gosta.

CONTRA III - "Se você morrer, nem vem pegar minhas vidas ouviu?"

     Felizmente eles ainda não foram totalmente extintos, mas até quando existirão? Só sei que ainda prefiro jogar um Army of Two, Gears of War ou Lego com meu irmão e esposa ao meu lado do que um Call of Duty com centenas de desconhecidos a milhares de quilômetros.

SONIC - "Aff. Se não vai me esperar, joga sozinho então"

     Infelizmente, a tendência para o futuro é a interação pelo headphone. Uma pena, pois nada substitui os empurrões e tensões passadas com um amigo ao lado para passar por um chefão apelão ou roubar os continues de alguém hauhauhuahuah.