quarta-feira, 4 de março de 2015

Coisas que nossos filhos, provavelmente não irão conhecer

     AVISO: Esse post foi feito por um nerd velho e saudosista, então leve em consideração a idade avançada (hauhauhauh) e não fique bravo com o que esta sendo dito.

    Ah, a nostalgia. Nos faz achar que tudo da nossa época é melhor do que hoje. Claro que algumas coisas realmente são hauhauha. Mas vamos falar do papo que sempre rola nos "botecos nerds": O que as crianças de hoje perderam?



     Hoje eu sou pai e fico triste em pensar que meu filho não vai ter tudo de legal que tive na minha infância. Claro que isso é um pensamento datado, pois ele terá sua própria infância e quando for velho ela também será ultrapassada. Mas não quero entrar em um papo filosófico aqui. O intuito desse post é relembrar o que tinha de maneiro na nossa época (80's e 90'0) que os jovens padawans provavelmente não conhecerão.
   


PROGRAMAS INFANTIS (TV ABERTA)


     A regra de ouro foi quebrada: a programação da manhã TEM que ser voltada para crianças. CARAS. ISSO É LEI. Como puderam acabar com os desenhos da manhã? Eu não quero ver a Fátima Bernardes nem a Ana Maria Braga. Quero ver desenhos. Ahhhhhhhhh.
     Os programas infantis estão em extinção. Eram eles que traziam os desenhos legais. Tv Colosso, Tv Globinho, Zuzubalandia, Caça Talentos e alguns ainda mais antigos. Todos morreram. O ultimo sobrevivente é o Bom Dia & Companhia, que persiste até hoje, mas sem a mesma graça dos tempos antigos (até o Yudi cresceu e tá virado no Jeraiya kkkk). Jogaram programações para os sábados de manhã, MAS NÃO É A MESMA COISA!!!

Sucessor de Togakure, Yudi Jiraiya

     Também tínhamos o Disney Cruj, o Band Kids original com a Kira ( ͡° ͜ʖ ͡°) e  muitos outros. Caras. Que época triste para as crianças.


REDE MANCHETE


     A rede Manchete foi o melhor canal de TV que existiu. Possuía uma grande parte da programação voltada para o público infantil, responsável por nos apresentar a cultura nerd japonesa: Animes e Tokusatsus.
     Outros canais passaram a adquirir esse tipo de programa devido a influencia desse canal (Power Rangers na Globo, Dragon Ball e Fly, O Pequeno Guerreiro no SBT, entre outros).
     Com a falência do canal, foi-se grande parte da programação mais bacana da tv aberta.

Clique AQUI para ver 10 desenhos que conhecemos na Manchete e AQUI para relembrar Don Drácula.


BRINCADEIRAS


     Isso é reflexo da sociedade atual. Claro, que hoje é muito mais perigoso deixar uma criança brincar na rua. Drogas e violência já eram problemas antigamente, mas não como hoje. Somando a isso o avanço da tecnologia, as crianças preferem ficar em casa. Claro, não todas, mas hoje é muito mais difícil ver crianças brincando de pega pega, pião, bater figurinhas do que antigamente. Infelizmente, muitas crianças deixaram o "detetive, vítima e ladrão" e "verdade e desafio (versão inocente)" para ficar no Face tentando azarar gatinhas.


BRINQUEDOS A PREÇOS ACESSÍVEIS


     Hoje em dia as crianças gostam muito mais de vídeo games, computadores e tablets do que brinquedos. Na nossa época também gostávamos, mas os vídeo games estragavam as tv's (ah, as mães e suas mentiras huahauh) então precisávamos preencher nosso tempo com outras coisas também. Claro, sempre existiram brinquedos caros, mas nada tão absurdo como hoje em dia. Ainda existia a alternativa de comprar brinquedos de qualidade nas lojas de 1,99 (por 1,99 mesmo, há). Foram centenas de bonequinhos lindos e bem pintados, que olhos destreinados não sabiam dizer se eram originais ou não.

Tudo pirateixon mas eram maneiros

     Quem tem filho sabe: os bonecos piratões de hoje são umas merdas e os originais um assalto. Pobres crianças.


COLEÇÕES


     Temos uma área do blog só para elas (lá em cima no menu, seu mané). As coleções antigas eram o vício das crianças. Comer salgadinhos, balas e chicletes para conseguir figurinhas e tazos, nos deram grande satisfação (e cáries também uhauhauha).

Lembramos dos cards do Pokémon AQUI, cards Digimon AQUI, figurinhas dos Cavaleiros do Zodiaco AQUI e do Street Fighter AQUI.


FLIPERAMAS

Eu ainda terei uma maquina de fliper em casa

     Eu era um rato de fliperama. Perdia horas jogando um Street Fighter ou The King of Fighter da vida. Eram jogos mais bonitos e avançados do que os vídeo games caseiros, além de ser o local onde os amigos se reuniam.
     Hoje, eles apodrecem em shoppings e os clássicos quase não atraem os jovens. Claro. Os gráficos estão ultrapassados e a jogabilidade de alguns é bem dura, mas eles são tão maneiros *-*.


JOGOS DE VÍDEO GAME ATEMPORAIS E DESAFIANTES


     A polêmica de sempre: os jogos de hoje em dia são fáceis demais? Sem tomar partido na briga, é fato que zerar um jogo hoje é mil vezes mais fácil do que era antigamente. Sem auto save e detonados de internet, zerar um Megaman, Space Invader ou Sonic da vida era fod@. Até mesmo no Super Nintendo (game mais "novo"), Super Mario, Donkey Kong e Super Metroid que nos deixavam salvar, eram difíceis para caramba. É claro, temos um "Dark Souls" surgindo de vez em quando, jogo no estilo velha guarda e ele reflete o que estou dizendo: não é todo mundo que encara.


     Também existiam os passwords para continuar de onde paramos, mas dependendo do jogo, não adiantava. De que adianta voltar de onde paramos, se paramos por não darmos conta de passar? hauhauhu

Tipo, essa fita
    
     Pra saber golpes secretos, precisávamos de alguém para ensinar, ou daquela revista que um amigo tinha.

     Possuíamos uma quantidade limitada de jogos e eles duravam muito em nossas mãos. Pegar um jogo emprestado ou alugá-lo, tinha um significado diferente de hoje. Sem contar a dificuldade de encontrar certos títulos.


     Os jogos nos marcavam. Hoje, é muito difícil ver um jogo continuar na boca do povo meses após seu lançamento. Parecia que os jogos não tinham data. Não existia jogo velho. Só existia jogo que já joguei ou não.


REVISTAS DE JOGOS E ANIMES


     Elas ainda existem, mas a internet tirou seu charme. Conheço pessoas que ainda as compram, mas a maioria das coisas que se encontram lá, já lemos em algum site ou blog por ai.
     Antigamente, o valor dessas revistas era grande. Segredos de jogos, golpes especiais, detalhes de uma saga de anime que ainda não tinha passado por aqui. Elas eram nossa internet. Quem possuía a edição que ensinava a dar todos os fatalitys ou um detonado qualquer, era o popularzão da escola.

Lembra das revistas Herói? Clique AQUI para revê-las.


     E ai, esquecemos de algo? Não seria uma surpresa, já que estamos ficando velhos huahauhuah