terça-feira, 31 de março de 2015

1# Adaptações medíocres de materiais excelentes - PRIEST

     Você assistiu aquele filme de vampiros com Paul Bettany e o Karl Urban, chamado PRIEST? Sim? E você conhece o material original no qual o filme se "baseou"? Não? Então veja esse post e sinta raiva.





     O filme foi baseado em um manhwa (what???) que é uma espécie de mangá coreano (ahhh táaa).


O FILME

     Apresenta um mundo pós apocalíptico que foi destruído por uma guerra entre humanos e vampiros.
     Os humanos venceram (ehhhh) mas passaram a viver em cidades muradas, longe do mundo externo e os vampiros que restaram, vivem em "reservas". As cidades são controladas por uma ordem intitulada de "igreja" e os padres são guerreiros fodões que combatiam os vampiros, mas com a vitória dos humanos, seus serviços não eram mais necessários.


     O personagem principal do filme é um padre que precisa voltar a ativa após sua sobrinha ser sequestrada. O Padre se une ao namorado da garota (o xerife da cidade em que ela vivia) e partem para procurá-la, enfrentando vampiros, outros padres e o vilão Black Hat.





O MANHWA

     Se passa no velho oeste contando a história de Ivan Isaacs, um jovem adotado por um rico fazendeiro, para se tornar a companhia de sua filha Gena. Ivan se apaixona por sua "irmã", o que não agrada em nada seu pai adotivo, que o manda para um seminário.
     Ivan se torna um padre promissor, com amplos conhecimentos sobre ocultismo. Um dia, liberta "acidentalmente" o demônio Temozarela, que sai matando geral, incluindo Ivan e Gena.


     Por causa de seu erro, é condenado ao sofrimento eterno, mas o demônio Belial lhe faz uma proposta:  ele deve lhe conceder metade da alma e em troca, recebera poderes e uma segunda chance, para que possa se vingar de Temozarela.




     Eu sei que adaptações nem sempre são fiéis ao material original e que é muito difícil adaptar várias edições em um único filme, mas o filme não tem absolutamente NADA DO MATERIAL ORIGINAL. Tá legal, ele tem o mesmo nome (huahauhauh) e o Padre tem a cruz na testa, mas até isso não tem nada a ver. Pra falar a verdade, até tentaram fazer o vilão do filme ficar parecido com Ivan Isaacs, como a roupa e a forma como ele olha através do rasgo do chapéu, mas para nas aparências.



     E por falar na cruz, no filme, ela é uma espécie de tatuagem e no manhwa ela é feita pelas unhas de Belial :o

   
     

     O lance é que o manhwa é extremamente pesado. Fala sobre demônios, o inferno, vingança, tem decapitações, deformações, a igreja citada é a tradicional (não uma "entidade governamental"). O personagem principal poderia muito bem ser o vilão porque em alguns momentos ele é tão mal quanto.




     Claro que no decorrer do manhwa ele tem algumas nuances humanas, o que o faz ajudar pessoas, salvar algumas vidas e as vezes se questionar sobre suas escolhas, mas o princípio da história é sua vingança.




     Outros personagens aparecem como Lizzie, a líder de gangue que tem a mesma fuça de Gena, uma equipe de caçadores de recompensas e até personagens no "tempo atual" com alguns padres e uma organização estudando o que aconteceu a Temozarela.



     O manhwa foi publicado aqui no Brasil em 2006 pela Lumus Editora, mas infelizmente não possui final (o autor disse que o nº 17 demoraria um pouco para sair... e isso já faz mais de 10 anos huahauhuahauh) mas vale a pena conferir (diferente do filme. PASSEM LONGE DESSE).